Logo Portal O POVO Online
Mercado de trabalho 04/06/2012 - 10h42

Profissão em destaque: que tal ser técnico em edificações?

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

A maioria dos alunos do curso técnico de edificações conclui o curso já empregado, de acordo com Sérgio dos Santos, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Ceará (IFCE),

Prova disso é o técnico Jardel da Silva, 23, que quando estava na metade do curso começou a estagiar numa construtora e hoje está no mercado há quase cinco anos.

"O curso de estradas fortalece a parte de geotécnica e infraestrutura e conhecimento das propriedades de solo. Ele complementa a formação de edificações".

A área de atuação do profissional é diversificada. Ele pode trabalhar em escritório e no canteiro de obras. Com topografia, desenho de projetos de instalações hidráulicas e elétricas e no setor de estrutura (solos e materiais).

Conforme Silva, “o mercado está muito aquecido, principalmente quando a gente fala em Copa do mundo. Hoje tem construtoras vindas de Recife, de São Paulo”.

Jardel da Silva dá dicas para quem se interessa pela profissão: “A minha sugestão para quem quer ingressar na área é que não se contente só com o que vê durante o curso. É importante que você procure se especializar, fazer outros cursos técnicos e faze uma faculdade depois”,orienta o profissional.

Copa do mundo

Com a diminuição dos juros, sobra dinheiro no bolso do consumidor e a expectativa é que parte dessa renda seja aplicada na construção civil, explica Sérgio dos Santos, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Ceará (IFCE). De acordo com o professor, as obras estaduais e federais de infraestrutura que já estão ocorrendo garantem o aquecimento do mercado de edificações. “Temos as obras de construção no porto do Pecém, o metrô de Sobral, a Transnordestina, o Aquário. Ou seja, o setor público-privado vai beneficiar a área. Acreditamos que os eventos a partir de 2013, vão deixar o mercado aquecido”.

Saiba mais

Setores para atuar
O técnico de edificações pode ainda trabalhar com orçamento, planilhas, com consultoria e no canteiro de obras, organizando o trabalho dos operários e auxiliando o engenheiro e o arquiteto na obra.

Remuneração
Entre R$ 1.500 e R$ 3.500 é o salário de um técnico em edificações.

EM BAIXA: DEPENDÊNCIA ECONÔMICA
A área oscila conforme a economia. Por isso, se os juros caem e sobra dinheiro, o mercado se expande com os investimentos

EM ALTA: MUITAS OBRAS
Devido ao número de obras de mobilidade, obras para a Copa de 2014 e obras federais, o mercado está aberto para novos profissionais

Bate-papo com o leitor: Sérgio dos Santos, 40, engenheiro civil

O POVO- O técnico em edificações precisa gostar de quais áreas?

Sérgio- Inicialmente, ele deve gostar de números porque o técnico faz cálculos de áreas, volumes. E gostar de desenho, pois pode trabalhar com desenho de projetos arquitetônico, estrutural, de instalação predial.

 

O POVO- Quais qualidades deve possuir o técnico em edificações?

Sérgio- Ele deve ser proativo. Não pode esperar o serviço chegar. Ele mesmo tem que ir atrás. Também tem que ser organizado.

 

O POVO- E os préstimos e desvantagens da profissão?

Sérgio- Hoje há muitas vagas, tanto para quem quer trabalhar em escritório, quanto para quem quer trabalhar em obras. E se ganha bem. Os técnicos mais experientes chegam a ganhar o equivalente ao salário inicial de um engenheiro. No entanto, o mercado oscila conforme a economia.

 

O POVO- Quem se interessa pela área, deve fazer quais cursos?

Sérgio- Devem dominar a Microsoft Office, o AutoCAD e saber ao menos o inglês técnico. São cursos adicionais que destacariam o profissional.

Jefferson Oliveira joliveira@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Acompanhe Empregos e Carreiras no Facebook

Assine Já

Publicidade

Está com uma dúvida? Fale com a Editoria

Enviar